terça-feira, 7 de abril de 2009

Aprenda a escutar

Se lhe cumpre escutar, escute com o interesse e a habilidade com que realiza qualquer outro ato em sua vida diária.
Se há uma coisa que desconcerta a pessoa que está falando, é notar a desatenção dos ouvintes.
Grande falta de respeito, sinal de pouca inteligência e pouco tato, é demonstrar menos interesse no que alguém está dizendo do que gostaríamos de merecer quando falarmos.
Se estiver numa reunião, não fale com quem esteja a seu lado, quando outra pessoa estiver com a palavra. Acompanhe com interesse e atenção tudo quanto estiver sendo dito ou feito. É preciso jamais esquecer que todas as reuniões são importantes. Acontece com freqüência que quem está falando se interrompe e pergunta: Sr. Fulano, que diz o Sr. A este respeito? Sucede então que o Sr. se mostra meio embaraçado, e acaba perguntando: “Quer fazer o favor de repetir o que o Sr disse? Não entendi bem’’. Semelhante desatenção destrói o prestígio, diminui o respeito, e desgosta os presentes.
Diariamente encontramos pessoas que esperam merecer toda a atenção, quando estão falando, mas que se recusam a escutar com mesma atenção, quando compete aos outros falar. Isto é reprovável, de todos os pontos de vista. Há exceções, na verdade, mas não é exagero dizer que nove vezes em dez, ganhamos muito, e nada perdemos, escutando atentamente tudo o que dizem. Além disso, a tendência para proceder de modo diferente pode chegar ao ponto em que o espírito constantemente divaga, só registra as palavras particularmente interessantes, ou que coincidem com as opiniões de quem ouve.
Se você não sabe escutar com interesse e atenção, se não é capaz de tirar algum proveito do que estão dizendo, é melhor pedir licença e retirar-se, pois não lhe será possível lucrar coisa alguma, ou de algum modo contribuir para a reunião com qualquer coisa de valor, em troca do tempo perdido, e o tempo, hoje, como sempre, é dinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário