terça-feira, 7 de abril de 2009

Prevenções e Resoluções de problemas disciplinares

Sistema disciplinar de uma instituição, mais do que qualquer outro fator, afeta a auto estima da equipe escolar, a satisfação de um clima institucional adequado.
 De acordo com Zehn e Kottler (1993), os problemas disciplinares são principal queixa dos professores sobre seus empregos.
 Marzano (2003) afirma que as pessoas julgam a competência de uma escola pela sua capacidade de administração do comportamento dos alunos. Nada afeta mais a reputação de um estabelecimento escolar do que o grau de disciplina que permeia a sala de aula e a escola em geral.
A maioria dos alunos se comportará adequadamente quando todos os membros da equipe mantiverem expectativas adequadas sobre seu comportamento, quando houver sistemas disciplinares eficazes, quando esses mesmos sistemas forem ensinados aos alunos e quando os alunos forem considerados responsáveis por suas ações.
Considerando que os alunos aprendem o que lhes é ensinado e não apenas enunciado é preciso que os professores ensinem formalmente suas expectativas disciplinares a eles, da mesma forma que ensinam qualquer outra matéria do currículo. É ainda imprescindível que os professores tenham uma gama de conseqüências imediatas, significativas e fáceis de implementar, para os alunos que não cumprem as normas e procedimentos disciplinares. Os pais quanto a equipe administrativa da escola devem apoiar os professores no sentido de considerar os alunos responsáveis por suas ações.
Em um estudo abrangendo mais de 11 mil artigos, ao longo de um período de 50 anos, Wang, Haertel e Walberg (1993/1994) identificaram 28 fatores que influenciam a aprendizagem escolar. Designaram como fator primordial, dentre todos os outros, a administração dos comportamentos dos alunos em aula.
French e Raven (1960) identificaram cinco bases de poder social usadas pelos professores para influenciar os alunos:
 O poder de referência: provavelmente é o fator mais influente, é baseado na forte relação afetiva e na consideração que o aluno possui por seu professor;
 O poder coercitivo: refere-se àquele que os alunos percebem no professor devido a sua habilidade de aplicar punições;
 O poder de legitimação: flui da posição de autoridade que o professor ocupa em relação aos alunos;
 O poder do conhecimento: é o poder que o professor exerce devido aos conhecimentos que detém sobre o conteúdo do currículo e as estratégias disciplinares;
 O poder de recompensa: está relacionado à competência do professor em negar ou proporcionar recompensas aos alunos por seus comportamentos (Tauber 1999)





No modelo acima, baseado na importância atribuída ao relacionamento com os alunos, considerado os percentuais de 40% de poder de referência (relacionamentos) , segundo de 25% de poder de legitimação (parâmetros claros de comportamento aceitável 25% de poder de conhecimento (habilidades de monitoramento) e finalmente , 10 % de poder de recompensa e poder coercitivo juntos ( conseqüências).
O segredo é construir um sistema disciplinar de sala de aula baseado nos três primeiros componentes – relações positivas entre professor e aluno, parâmetros claros e habilidades de monitoramento. O professor deve tentar integrá-los à sua aula, de modo que façam parte das interações cotidianas com os alunos. E o mais importante é que se tornam parte de uma forte abordagem disciplinar preventiva, que pode diminuir consideravelmente a necessidade de
conseqüências e punições.
O quarto componente é o uso de conseqüências negativas para os componentes indesejáveis. Mesmo o professor mais competente necessita incluir em seu plano disciplinar conseqüências clara e definidas para esses comportamentos. Embora necessário, as conseqüências devem ser o componente menos utilizado no plano.
Desenvolvendo relações positivas entre professor e aluno
Quando os alunos sentem que você os valoriza, preocupando-se com eles como indivíduos, ficam mais dispostos a consentir com seus desejos. É essencial lembrarmos que, quando tratarmos os alunos com respeito, eles tendem a nos apreciar, gostando de nós e sentindo-se mais dispostos a agradar-nos, dispondo-se a cooperar através de comportamentos adequados.
Marzano (2003) afirma que os comportamentos tendem a resistir a normas e a procedimentos, tornando-se sujeitos às conseqüentes ações disciplinares, se a base de um bom relacionamento entre professor e aluno não tiver sido estabelecida. Ele complementa esse conceito

Um comentário:

  1. Gostei muito do artigo. Estou passando por um período de adaptação às turmas de faixa etária inferior à que estou habituada e venho buscando métodos simples e eficazes para solucionar problemas disciplinares corriqueiros que impedem que o conteúdo avance de maneira satisfatória. Esta leitura foi de grande ajuda.

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