terça-feira, 7 de abril de 2009

BRINCANDO E APRENDENDO

Maria do Rosário Silva S
ALGUMAS DICAS E ORIENTAÇÕES PARA AUXILIAR NO DESENVOLVIMENTO DE SEU FILHO

LEMBRETES IMPORTANTES
Demonstro o que sinto por meu filho quando:
Ofereço carinho, colo, cafunés...tom suave de voz...expressão do meu rosto...palavras como “Amo você”, elogios sinceros...aceitando-o como é, nada de comparações...procurando ser justo...
Como dar segurança a criança?
Ofereça-lhe a mão, o colo, quando sente medo ou está insegura.
Proponha que brinque com outras crianças e leve-a a lugares diferentes, diga a verdade com
tranqüilidade a respeito do dentista, do médico, da provável dor...
Não a deixe sentir-se envergonhada e nem a super – proteja...
Também não ameaça de “mentirinhas”..”
Diga não com firmeza, explique as regras do jogo da vida e saiba também dizer sim e permitir...
Trace limites, dosando firmeza e cumprimento das regras.
Ensine-a a controlar-se...
Procure dar o exemplo...se coloque no lugar dela e verbalize o que está sentindo...
Permita e incentive que faça muitas coisas sozinhas e reforce suas conquistas de independência...
Busque mostrar o que é trabalho, chamando-a para dividir algumas tarefas com você...Interesse-se pelo que ela faz...
Procure orientar quanto ao respeito que se deve ter com cada um e evite ter atitudes preconceituosas ou discriminatórias...
Converse muito, saiba ouvir, leia para e com ela, explique, faça perguntas e se precisar, chame-lhe a atenção...
Ajude-a a sentir orgulho do que faz e a acreditar em si mesma: “Viu, como você é capaz? Você é importante e especial !...”
Assim irá desenvolvendo nela bons sentimentos em relação a si mesma e aos outros...
Faça do seu aniversário um grande dia ! O dia mais importante do mundo ! Bolo, velinhas, bexigas, cartazes, bilhetes, cartões, surpresas escondidas pela casa...
Olhe nos olhos dela enquanto fala com ela ...
Se ela diz: “ Não sei...não consigo...faça por mim...”
...Responda: “Claro que sabe...Tente outra vez...Faça como acha que deve ser...”E se policie evitando dizer: “Naão, não é assim !”
A medida que se sente útil, valorize-a procure lembrar que em algumas coisas, alguém pode ser melhor que ela e vice-versa.
Conte até 10...até 100, se for preciso...
Não permita que irmãos mais velhos, chamem o menor de “Burro”
Palavras como “Burro”, “Bobo”, “sujo”, “desligado”, “malvado”,” estúpido”, ferem e têm péssimas conseqüências.
Procure evitar que se sinta culpada: “Isto não se faz” ... e basta.
Sentimentos de culpa a tornará infeliz.
Não há ameace com o seu afeto: “Estou triste com você ! ...
E agora ... Vamos brincar ?
As crianças precisam saber que estão aprendendo.
“Olha ! Sei fazer !” ... “Sei subir rápido na escada !” ... “Sei pular com um pé só!” ... “Veja, a letra do meu nome !” ... “Olha, o “V” da vovó !” ... “Consegui montar o quebra – cabeça !”
A alegria e vibração com que grita para nós, transmite-nos o orgulho da criança e como se sente importante. Ela tem um sentido de realização e sente-se satisfeita com seu desenvolvimento.
No aspecto físico a criança precisa desenvolver a habilidade motora. Deve saltar, jogar bola, rodar um pneu velho, balançar, passar por um túnel de caixas de papelão, manipular uma bola de meia, modelar com massa, colorir, pintar, desenhar, rasgar papéis, cortar com tesoura sem ponta, assim ir desenvolvendo também os pequenos músculos, responsáveis pela coordenação motora fina.
Aos três anos, a criança sente que é alguém e começa a participar de brincadeiras com outras crianças, o que devemos estimular.
A maioria das crianças pequenas não gostam de partilhar suas coisas. Pais sensatos interferem de maneira firme, mas carinhosa. Elas aprendem a dividir com a ajuda dos pais:
“Sua vez de andar na bicicleta e depois da Daniela ...” “Gostei muito de ver como vocês brincaram hoje”...
É importante conversar sobre os seus amiguinhos, para ajudar a criança a compreendê-los e aceitá-los.
A aceitação do outro a ajudará a sentir-se e fazer-se aceita mais tarde.
Portanto dê a ela oportunidade de enriquecer suas amizades.
Desde pequena deve aprender que a dignidade não depende da qualidade de suas roupas, da cor de sua pele, do dinheiro que sua família possui ou do tipo de casa que moram.
Este é segredo para um bom começo de vida feliz e por certa, mais verdadeira, sem pseudos – valores ou transferências materiais consu mistas.
Outro aspectos que se desenvolvem brincando ...
A criança tem necessidade de muitas coisas para desenvolver suas habilidades, suas atitudes e a compreensão, que a ajudará quando chegar o momento do ensino formal ou acadêmico.
Os aspectos que também precisam ser desenvolvidos, além da psico-motricidade podem ser enumerados da seguinte forma:
Maior vocabulário, ampliando a compreensão e o uso de muitas palavras
Maior diferenciação visual, observando semelhanças e diferenças.
Maior classificação, seriação e sequenciação, onde aprende a pensar, agrupando, criando e descobrindo critérios e categorias.
Maior percepção auditiva e tátil (descriminando sons, ouvindo enquanto você fala, manipulando objetos).
Maior observação e atenção para desencadear a curiosidade, a concentração e a capacidade de comparar, concluir, generalizar, estabelecendo relações.
Maior interesse e prazer em descobrir o mundo ao seu redor, conquistando autonomia e êxito.

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